HOMENAGEM EM FORMA DE PROTESTO

Author: Alberto Pires /





Nesse aniversário da nossa Ipirá, vou homenageá-la em forma de protesto contra o desrespeito ao patrimônio arquitetônico do nosso cartão postal mais famoso: A igreja Matriz de Nossa Senhora Santana. Estou muito preocupado com nossa historia, visto que ela está se perdendo, e as futuras gerações correm o risco de não terem conhecimento da nossa rica tradição.
Há muito tempo nossa igreja Matriz está perdendo suas características originais do seu espaço interno; lembro-me bem dos sermões do nosso saudoso Padre Alcides, ele fazia suas práticas nos parlatórios centrais ao lado das colunas que dividam o templo, hoje não existem mais, foram retirados para dar espaço ao ambiente. O forro da igreja foi retirado indo junto afrescos que tanto nos orgulhávamos, vejo que para a paróquia de Ipirá não existe a palavra restauração e sim destruição, em nenhum lugar do mundo civilizado o patrimônio arquitetônico é destruído, aqui isso está fora do controle, para minha surpresa a Matriz passa por mais uma reforma e com a desculpa de ganhar espaço, as colunas centrais estilo grega com um arco que unia as duas foram arrancadas, agora só existe de original na área interna da nossa igreja, o altar e as imagens, pois os lustres foram retirados para reforma e até então não foram recolocados e substituíram por outros feios e sem o brilho dos cristais, o piso antigo foi retirado e irão colocar granito preto, enfim a cada reforma uma parte da nossa principal obra arquitetônica perde um pouco da originalidade. Onde iremos parar?
Assim como a historia de Cristo deve ser preservada e contada para as futuras gerações, a casa do Senhor deve ser também intocada, acho até que os padres estrangeiros não conhecem a historia local e por isso essa destruição cultural acontece. Nos paises do primeiro mundo, isso jamais iria acontecer, se a igreja está pequena façam outra, pois se é uma coisa que o Vaticano tem é recursos, mais preservem nossa rica história.
Sou católico, sempre que posso dou a minha contribuição, mas quero como ipiraense que ama muito essa terra, que deixem a nossa historia preservada, pois como a coisa está indo, só vai restar à saudosa lembrança da beleza da nossa Matriz.

Alberto Pires

Cinco meninos e 10.000 Destinos

Author: Alberto Pires /


Com um som limpo, totalmente afinado com suas almas,eles nos presentearam com um repertório apurado de muito bom gosto,nos hipnotizaram com melodias eternas,dessas que acalmam nosso dia a dia.
Que bom saber que temos em nossa terra um representante do pop rock de alto nível,que em pé de igualdade poderia se apresentar com qualquer banda de pop rock nacional.Eles não imitam tem identidade própria,com a timidez dos iniciantes dão conta do recado,pois essa timidez é que está o charme dos meninos,eles mesmos ficam paralisadas com a força do amor a arte de cantar e tocar.Almiro com sua voz que rompe barreiras...forte,clara,que nos chega como se fosse um trovão,majestoso,misterioso,que marca sua passagem por onde passa...Isso é dom de Deus!!!!
Sou fã, digo aos quatro cantos...quero e vou torcer sempre para o sucesso desses garotos,obrigado pelo retorno .
Conte sempre com meus aplausos!!!!

Alberto Pires

Chão

Author: Alberto Pires /


Que precioso é o chão que nós pisamos,pois nele reside nossa morte
e dele também a vida transborda.
Que cruel é o chão que nos nega o alimento necessário para a nossa sobrevivência,
e mais cruel é o homem que tinge de cinza todo o chão verde.
Tocar no chão em que nós moramos é sentir o calor que a natureza transfere para nós.
É como se fosse um carinho caloroso de um amigo,tão aconchegante,tão necessário.
Quando o chão se abre para nos acolher eternamente,é como se fosse um abraço forte e certeiro de mãe,
pois em seus braços a segurança nos cerca,os horizontes não são tão incertos, nada nos podem fazer.
Quando este mesmo chão nos quer brindar com sua magia, nos dá de volta a beleza da semente germinando
para a próxima existência é o ciclo da vida em contato com o chão.



Alberto Pires