IPIRÁ DE TODOS RITMOS

Author: Alberto Pires /


Era uma noite de sexta-feira no bar PRETO NO BRANCO nosso celeiro cultural ,num clima assim bem intimista
me deparei com acordes bem João Gilberto de um excelente artista ipiraense KLEBER e pude constatar que é mal de familia pois tem também GALO E JARBAS eles são excelentes musicos ,e com isso me despertou a vontade imensa de homenagear os competentes astros da minha terra.
Começarei falando do dedilhar la Tom Jobim do nosso REINALDINHO,é um exemplo para todos os que amam a musica,
sua sensibilidade a flor da pele é uma caracteristica própria e com ela faz tudo sempre no tom certo.
Vem então o som totalmente refinado de TADEU , ele mergulha na essência da MPB e faz da sua voz um instrumento de pura harmonia.
Quando olho o por de sol ipiraense vem a presença da nossa Nara Leão,ela com sua forma compenetrada de se fazer notar,marca sempre
o cenário artístico local,seja com sua voz,com suas composições e por fim pelo seu conhecimento do mundo em sua volta,nossa insana LILIAN.
Chega então trazido pelo vento o som mistico,transcendente,inebriante da gaita de VERLANDO, com suas raizes fortes e regionais nos faz crer,
que o sertão sempre terá lindas flores olha ai uma: FLOR SERENA.
Ouço então os batuques ancestrais de percussão tocados com primor por FABINHO.
Ai vem GILVAN com a certeza que cantar e encantar é um oficio,faz do seu jeito e estilo um diferencial para levar a sua musica em frente.
Tem o multi instrumentista LEO,que transita por vários instrumentos musicais com muita competência.
Temos também a nossa Carmem Miranda a Pequena Notável , estou falando de LUDIMILA ela com sua alegria faz do palco o que quer e junto com seus
espectadores uma grande festa.
Nessa festa tem o popular BEZEL MARQUES cantando...tá vendo aquela moça de blusa amarela...é o nosso Amado Batista.
Tem MÁRIO eterno boêmio,romântico e seresteiro nosso Altemar Dultra.
Tem os chiados dos chinelos dos forrozeiros dançando ouvindo a sanfona de PARAIBA e seus filhos da BANDA MEL DE URUÇU eternizando para sempre
a musica de Luiz Gonzaga.
Tem também o som jovem de IGOR mostrando que com a persistência,humildade e talento faz dele mais um novo exemplo para as futuras gerações.
Tem THAIS se desabrochando para a musica,mostrando com paciência e sedução seu espaço musical.
Nessa festa tem a irreverência contagiante de AROLDO mostrando assim uma mistura de ritmos.
Tem XINELA DE COURO traduzindo com perfeição a adrenalina própria dos jovens.
Tinha os ECLÉTICOS com sua forma eclética e aguçada de fazer musica.
Vem então o destino e nos brinda com a BANDA 10.000 DESTINOS com a voz maravilhosa e potente de ALMIRO JUNIOR assim como seu excelente gosto musical, nos levando a acreditar sempre no poder das palavras e quando essas mesmas são transformadas em musicas com tremenda maestria.
O que falar do nosso Toquinho?Com sua veia poética faz das suas apresentações algo muito bom de ver e ouvir,estou traduzinho JOÃO MARCELO.
Ai chega LIDIEL com o repertório escolhido com extrema cumplicidade entre o seu violão e sua voz,mostrando assim que as coisas simples são sempre as mais especiais.
Tem também a classe,o profissionalismo,a beleza,a dedicação de AERCIO comprovando claramente que ele é um exímio instrumentista.
Vem então nosso astro mais politizado BINHO,com a sua consciência plena que querer é poder faz da sua arte uma forma constante de lutar para o bem da sua coletividade.
Tem a generosidade musical entre REINALDO e CLAUDIO transformando amizade em musica de muito requinte.
Tem o jeito despretencioso de GILENO fazendo de sua voz uma doce melodia em nossos ouvidos.
Tem a voz marcante de GALEGO LIMA misturando todos os ritmos com muita coerencia.

Por isso amo a minha terra, a minha gente,adoro esses sabores variados,essa coisa louca que povoa nossos espiritos,essa forma compenetrada de fazer a diferença.Nós que amamos a arte só temos que agradecer a todos que de certa forma nos proporcionam momentos de leveza e sonhos...

Alberto Pires

15 comentários:

BARATA disse...

Quanta sutilaza em suas palavras para prestar essa homenagem a toda essa galera, que por onde canta encanta toda gente,fico feliz em saber que de certa forma colaboro pra esses grndes artistas e amigos possam levar aos ouvidos de quem gosta de uma boa musica suas belas vozes!! parabems a todos imclusive a vc que na vedade tbem e um grande artisa que nao tem o dom de cantar mas de encantar con suas belas e doces palavras!! BARATA,PRETO NO BRANCO!!

Lilian Simões disse...

Nesta "festa tupiniquim" vc tocou todo mundo,inclusive a mim !!! Posso formar uma bandinha aki? Reinaldinho toca,Lidiel canta e voce "baila comigooooo !!!!" rsrsrsrs beijos,mil.

Escola Mul.Dr. Delorme Martins da Silva disse...

Que postagem interessante e cultural.Uma homenagem mais que merecida a todos esses artístas da nossa querida Ipirá.
Parabéns pela sua postagem e pela sensibilidade ao falar de pessoas que fazem a alegria dessa cidade tão sofrida.

Unknown disse...

OLHA AÍ O CARA ELEVANDO O NOSSO EGO AO EXTREMO E DEIXANDO NOSSA EMOÇÃO À FLOR DA PELE!!! OBRIGADO POR SUAS SINCERAS E MAIS DO QUE BEM VINDAS PALAVRAS, MEU AMIGO.
TADEU (seu fã).

roberto disse...

Amigo Alberto,

Queria saber desses astros se houve nessa terra alguem que fizesse essa homenagem tão cheia de sinceridade,amizade,e cumplicidade,visto que vc por ser um excelente comunicador e formador de opinião tem bagagem necessária para opinar sobre qualquer tipo de arte.Concordo plenamente com vc,nossas estrelas são maravilhosas e por isso digo que esse ditado popular que fala: SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE!!!! É falso os nossos santos não fazem milagres eles cantam e encantam todos nós.

Obrigado pelo seu orgulho de ser ipiraense.

Ricardo Auciole

Anônimo disse...

Os poetas se caracterizam pelas emanações dos seus talentos.
Cantores, autores, poetas,..., são inerentes dessa terra que, mesmo com tantos percauços, subilinham as nossas vidas com seus encantos.
Inclua-se nesse rol,amigo Alberto, pois suas energias e poesias são bençãos, como os citados por você, para nossos espíritos esfoemeados de sensibilidade.
Meu respeito, absoluto, por todos os citados e, por esse amigo aqui , que sabe "cantar" em prosa e verso.
Um xero

Welber Santos disse...

Alberto, fico pensando nessa sua sensibilidade em perceber Nossa Terra. Este não é sua primeira produção em que expressa este sentimento por Ipirá. De repente me vi um músico novamente por sua causa(rsrsrs). Talvez inclusive você mesmo não tenha a dimensão do que está produzindo: escrevendo a história de nosso município relembrando e apresentando artistas e expondo o seu olhar, sua percepção de nossas manifestações. Confesso que fiquei muito emocionado com sua homenagem/lembrança, ainda mais por se tratar de um poeta exigente e muito sensível.
forte abraço,
Binho de Vavá

REN@TO S@NTOS disse...

Caro colega:
Sua homenagem é mais do que justa! Os artistas ipiraenses merecem esse apóio.Tenho batido nessa tecla diversas veses nas postagens do CONEXÃO IPIRÀ > SÃO PAULO(renatoipira.blogspot.com), inclusive em meu último post, usei trechos do seu comentário na página da querida Lílian Simões para mostrar(e homenagiar) como o ipireense tem valor.
Grande abraço,

REN@TO S@NTOS

Anônimo disse...

Que seria de Ipirá se não tivesse seus artistas pra acalmar esse povo sofrido. Que seria dos jovens se não tivesse, mesmo que de vez em quando, uma festinha ou um barzinho pra ir e ouvir esse povo cheio de voz bonita. Porque se esperarmos pelo governo daqui, ninguém aparece em lugar nenhum, porque aqui não tem água, não tem saúde, não tem festa , não tem emprego, não tem nada, nem prefeito tem, porque ele mora em Salvador.
Obrigada então a voc~es artistas brilhantes de Ipirá, que de uma forma ou de outra consola nossos corações com seus talentos.
~Um beijo Alberto

Lilian Simões disse...

Ôôôôô Alberto...Grato viu!????Por você lembrar da gente com tanto carinho...sei que falo por todos que com certeza são gratos por tuas palavras.E quanto a mim só tenho que me orgulhar muito por ter você como ''crítico'' porém muito mais feliz por ter você como amigo...exageras é claro,próprio de quem tem um enorme coração;sei que não mereço mas mesmo assim obrigado!!!Meus humildes acordes estão a tua inteira disposição. Ah!!!! Adorei a ''bandinha'' de Lílian...Reynaldinho post por Lilian

Lilian Simões disse...

Voltei aki e li de novo seu texto.Assumo.Estamos falando de solidariedade humana lá em casa.Apareça, a casa é sua. Bjo.

Gusmão disse...

Nossa!Que lindo,adorei!!
Bom refletir que em meio a tantas turbulências a nossa Ipira é também privilegiada e iluminada por essa "constelacão" que canta e nos encanta!E temos que lembrar que tambem somos privilegiados por esse grande presente que é vc que tem essa alma boa e essa sensibiliade gigantesca que te faz escrever bem sobre o que temos de bom!
Bjos no seu coracão!
Lïvia Gusmão

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sabemos que essa homenagem vinda de você é mais que motivo de orgulho para nós,artistas do som, que por "dom" ou "vício" insistimos em permanecer no mundo da música, e quando pensamos em parar de vez, vem vc e nos apronta mais essa... Agradeço em nome de todos aqueles que continuam amando Ipirá e valorizam a fortuna artística que possuem. "Quem tá feliz, bota a mãozinha pra cima aê...." Um abraço, Aroldo.

Postar um comentário