Solidão

Quando falamos em solidão vem sempre em nossa mente algo sofrido, dolorido e desprezado... Como se estivéssemos jogados ao vento pairando sempre nos caminhos mais inconstantes... Acho que a pior solidão é aquela acompanhada, é quando estamos cheios de pessoas em nossa volta, porem sozinhos, é aquele instante em que desejamos ardentemente falar ou ver alguém, mas só encontramos a visão de uma foto ou a imagem guardada na memória.

Existe a solidão da esposa que preparou um banquete de amor e o que a espera é uma noite de frio... E sua companhia são apenas os ponteiros do seu relógio.

Tem também a solidão de mãe velando seus filhos distantes, tentando aconchega-los em seus braços, mesmo tão ausentes.

É a solidão de um jogador batendo um pênalti sabendo que através desse chute estará a sua gloria ou o seu eterno fracasso.

Vejo a solidão de um médico com o bisturi, sabendo que em suas mãos hábeis estará à salvação ou a morte de mais um paciente.

Identifico a solidão dos compositores e poetas, neles a solidão se eterniza em versos e poemas... A dor se transforma em arte.

Sinto as lagrimas de desespero quando a morte nos chega sem pedir licença, levando um amor, um ente querido, uma amiga um irmão... Nos deixando em plena solidão.

Decifro a solidão de um político sério quando é obrigado a tomar decisões tão importantes para sua Comunidade, seu Estado, sua Nação.

Pressinto a angustia de uma amante quando em datas especiais não podem ficar com seus amores, tendo que contentar-se só com a presença da solidão.

É a solidão de tão presente muitas vezes se torna nossa companheira, com ela valorizamos cada instante, cada momento, cada segundo... Com ela aprendemos a valorizar a intensidade dos encontros e através dela ficamos preparados para a próxima etapa a SOLIDÃO.

Alberto Pires

6 comentários:

Lilian Simões disse...

Solidão...de manhã...poeira tomando assento....
Sabe,Alberto... Solidão quase me pegou.Mas eu arranjei um companheiro.Um nobre companheiro.E quase todas as horas do tempo que eu disponho,dedico a ele.Com ele eu sonho,realizo,pra ele eu canto,"agora eu posso dizer adeus solidão...",pois é.Tem sido e será sempre assim.Todas as vezes que eu tocar em meu nobre companheiro,eu vou lembrar que com ele não há solidão e sim sentimentos.E serão tantos momentos...às vezes olho pra ele e penso: Caetano tá certo."Como é bom poder tocar um instrumento."

judicael disse...

Alberto,sua postura perante a vida é muito legal,tens alma limpa,sua visão sobre os tormentos humanos é sempre uma lição,obrigado pelas palavras,nos fazem repensar sobre nós mesmos...

BARATA disse...

Solidão palavras que cabe tudo,amargura em minha vida...Solidão existe para aqueles que não tem pessoas como vc por perto, então posso dizer: Viver e nao ter a vergonha de ser felizzzz....
barata!!

Junior Reinaldo disse...

Por alguns instantes em minha vida, rercebi a presença inesperada da solidão, tentando me colocar contra o muro, e por muitas vezes tive a sensação de que ela ia me acompanhar por um longo tempo, mas me enganei...na verdade nunca estive só por um momento se quer, a presença de Deus era constante como até hoje é, e a graça de se ter amigos puros e verdadeiros me fortaleceram, reconstituindo-me sem que ela podesse trazer danos irreparáveis, era simplismente uma condição de aceitar ou não determinadas situações, sei que o poder do sentimentos consegui evitá-la ou baní-la de nossas vidas, mas ainda assim ela se fará presente em uma ou outra situação, portanto a melhor forma de espantá-la é viver, viver com intensidade, amor, paz, respeito, dignidade, em fim, com toda vontade de simplesmente ser lembrado a todo instante e deixar que as pessoas contem os nossos feitos e a nossa história. Brindemos a vida!!!!

Gusmão disse...

Estava lendo seu texto e ele me fez refletir que a solidão é mesmo algo difícil de ser digerido.E ao mesmo tempo é tão inerente ao ser humano,que o fato de por vezes nos sentirmos sós nos deixa em pé de igualdade com todas as pessoas!Nínguém é tão bom que nunca tenha provado da solidão...Seja lá em que circunstância for!Mas o barato disso tudo é que ainda existem os bons livros,a boa música,os filmes ,as religiões,o MSN,que nos servem de companhia quando o "bicho pega" e a solidão chega.kkkkkk Que solidão que nada ... Eu quero é ser feliz todos os dias ! Bjos pra vc,o texto tá jóia!! Lívia Gusmão

Blog do Alonso Oliveira disse...

Profundo...
Interessantissimo...
Provocante...
Alberto muitas vezes estamos envolvidos em solidão e não conseguimos, por mais que tentemos, nao conseguimos encontrar a saída.
Parabéns mais uma vez por seu texto.
Alonso Oliveira
alonso@ipira.com.br

Postar um comentário