Carnaval...

Author: Alberto Pires /


A praça Castro Alves não é mais do povo, pois os donos do puder separarão com cordas os foliões, por onde anda as serpentinas? Os confetes? As caretas ? Devem estar juntos com Dodô e Osmar olhando incrédulos o que transformou o Carnaval... Os espaços a cada dia são reduzidos, mudaram o percurso como se fosse o martírio da transposição do Rio São Francisco, acham-se soberanos... Os desmandos ,os transtornos são esquecidos pelos políticos, pois em seus camarotes luxuosos tem uma vista panorâmica da grande desigualdade social provocada por eles mesmos, em uma busca continua para angariar mais lucros para seus cofres. Até quando isso vai continuar? Serão necessárias mais quantas greves para percebermos que todos os limites estão chegando ao máximo de tolerância. E a qualidade musical? Hoje é uma avalanche de mediocridade onde tudo se transforma em puro apelo sexual, mulheres são desrespeitadas nos textos das “musicas”,os preconceitos são maquiados excluindo de uma forma assustadora os gays,negros e pobres, a cada dia os seres humanos estão criando uma comunidade para se proteger dos nossos próprios irmãos ,isso é desolador...
Quero a alegria de volta, quero o lirismo e a ingenuidade das obras primas do carnaval, quero Cartola, Braguinha,Pixinguinha,Noel Rosa, Marinês e Banda Reflexo, Morais Moreira,Luis Caldas, Márcia Freire,Armandinho... Quero Chiclete,Ivete,Margarete,Daniela,Aline Rosa menos comercial, vamos cortar as cordas que separam o povão , vestir o branco da Paz dos Filhos de Gandhi, incorporar a força guerreira do Ilê e trazermos de volta a alegria contagiante do CARNAVAL.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o desabafo, mais Dani tem seu dia cativo do seu publico PIPOCA,ela luga juntinhooo!

Abração!

Anônimo disse...

"Tamanco Malandrinho
(Música da Banda Eva, mas era a trilha sonora do Bloco do Jacu)

Vista sua mortalha azul turquesa
Mais bonita que a beleza
Mais humana que o perdão

Calce seu tamanco malandrinho
Pintado de azul marinho
Que é a cor da solidão

Transe carnaval são só três dias
De cachaça e de folia
De alegria e de emoção

Chore quando chegar a terça-feira
Peito explode de saudade
Dilacera o coração

Que eu quero ver
Eu quero ver é
Meu bloco na Avenida Sete encontrar com você
Eu quero ver é
Na arquibancada da vida você se perder."

O Bloco do Jacu era famoso pela irreverência e alegria, desfilava sem cordas e trazia para a avenida milhares de pessoas só para ver ele passar. Anos 70.
Tive o prazer de vê-los desfilar por muitos e muitos anos.
Eu era fá!!
Passado....nada disso acontece mais!
kkkk....Que coincidencia, eu era Jacu desde esse tempo....kkkk!!!
Que maravilhosa predestinação!!!

Postar um comentário