UM JOVEM SENHOR

Author: Alberto Pires /


Um mito! Uma lenda ! Uma saga.
Como traduzir em palavras esse jovem senhor?

Sua força,coragem e determinação...

Há muito tempo ele com sua visão futurista nos abrilhanta, juntando a sua vitalidade e perseverança.

É um homem atual,mas com as suas raizes cravadas no passado e seus olhos sempre abertos ao novo.

Em sua luta constante em desbravar horizontes, é incrível a sua trajetoria:foi perseguido e idolatrado,despertou muitos amores,mas foi amado verdadeiramente por uma só mulher; teve rivais que se tornaram aliados e aliados que se transformaram em rivais.

Em degrau e degrau, marcou o seu trabalho e a sua forma atuante de fazer política: é um líder nato,negociador coerente,muitas vezes infalível.Foi derrotado mas sempre voltou mais fortalecido,com seu jeito tímido e sedutor,conquista tudo que traça como objetivo.

Sabe conversar sobre tudo e sobre todos,antenado a cada manhã como o mundo em sua volta,é um exemplo para todas as gerações, merecedor de todas as honras e todas as homenagens. Andou quilôlemetros em lombo de cavalo atendendo aos mais carentes, sempre amparando sob suas asas todos que realmente têm como amigos. O que mais falar sobre esse jovem senhor?

A prova dos nove e o resultado é noventa anos de uma vida regada de muitas lutas e glorias. DELORME MARTINS DA SILVA é uma figura eterna nas mentes dos que o amam e um calo no sapato naquelesque o detestam.

Parabéns por essa linda página dessa história ipiraense escrita sempre com muita emoção.

Alberto Pires

13 comentários:

GILVAN disse...

Se eu nao soubesse de quem vc estava se referindo iria imaginar que fosse Jesus Cristo, quanta paixão externada em poucas palavras. A historia política inicial dessa figura foi curiosa e digo de passagem um tanto quanto progressista, porem essa mesma historia revelou uma verdadeira prostituição ideologica por parte desse senhor, oportunista como sempre se aliou a ACM, o cacique ditador e por muitos anos leu a cartilha da truculência, estabeleceu uma dinastia em Ipirá, e agora após a morte do velho a cambada dele tornou-se PMDB e virou governo dinovo com Geddel quanto oportunismo, dou risada quando leio tanta hipocricia, mas dentro do processo democratico entendo pois o blog é publico, todavia nao posso deixar de fazer meu comentario. Gilvan Santos

roberto disse...

Gilvam,não sei porque tamanha ira por uma pessoa que fêz sua historia com muita dedicação,até porque sempre cuidou dos seus semelhantes,na questão da politica,nenhum partido pode mais falar em oportunismo,dinastia ou coisas desse tipo,veja por exemplo o PT...Deixa essa forma desacreditada de fazer oposição,não condiz mais com a realidade atual...alberto fêz um retrato fiel de um lider ipiraense,quer vc queira ou não...

Lilian Simões disse...

Delorme está para Ipirá
Assim como Juscelino
para Brasília está.
Brasília vive por Juscelino
E vivo nela ele permanece
E quanto mais presidentes passam
Mais com ele ela se parece.
Ipirá pequena ou enorme
Por mais que em outra se transforme
Nela sempre estará presente
A imagem plácida de Delorme.
O melhor nome que aqui expresso
Para Delorme de Ipirá
É "Cavalo do Progresso"
Sempre a galope indo buscar.
Trazendo tudo que a gente carece
E enriquece o nosso lugar
O "Marchador" segue imponente
Nas raias sempre o verei passar.
Lá vem o "cavalo" de novo
Ele não se cança do açoite do povo
Espora nas ancas!
Anda, levanta,
"Cavalo", avança!
Vai a esperança buscar!
Mulher,homem,criança
Todos querem te ver galopar
Em nossas linhas de chegada
Um vencedor sempre serás.
Eternamente Delorme
O "Marchador" de Ipirá !

Velasco disse...

PARABENS ALBERTO, PARABENS LILIAN, O IPIRÁ VIVE PELAS PESSOAS QUE VERDADEIRAMENTE A AMAM, NAO PELOS RECALCADOS E SUBMISSOS. DELORME E UM HOMEM DE RESPEITO E RESPEITADO PELOS HOMENS DE BEM.
O IPIRA DO FUTURO SE ESCREVEU PELO PASSADO E PRESENTE BRILHANTE DE UM GRANDE HOMEM QUE AOS 90 ANOS CONTINUA PREGANDO A BONDADE E A SOLIDARIEDADE.
PARABENS DELORME

Manoel Hito disse...

Pena que algumas pessoas só consigam enchergar com os olhos da politicagem e com isso são incapazes de reconhecerem os verdadeiros valores daqueles que merecem serem enaltecidos.
Na história de Ipirá, várias páginas foram escritas com a vida de Dr. Delorme. Seus erros devem serem tomados como exemplo para não serem copiados, mas nunca criticados. Seus acertos, que foram muitos e muito nos ajudou (no desenvolvimento de nossa terra), devem serem copiados e seguidos.
Seu texto representa o pensamento de todo ipiraense que ama seu torrão natal e não pensa pequeno com a mente dos recalcados.
Parabens Alberto pelo Blog.
Manoel Hito

Lilian Simões disse...

Não pude deixar de voltar aki com a intenção única e exclusiva de parabenizar o comentarista Manoel Hito.

Lilian Simões disse...

Tremei,terra!!TREMEI!!
tReMeI,que o "trator" está chegandooo !!!

Blog do Alonso Oliveira disse...

Parabéns Alberto por cada palavra que você escreveu sobre este grande homem público que é Dr. Delorme MArtins,uma pessoa que aprendi a admirar e que gosto muito.
Aliás o maior político de Ipirá de todos os tempos.
Um abraço,
Alonso Oliveira

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Os elogios são verdadeiros. Mas as criticas que esse tal gilvan faz a respeito do Dr. Delrme Martins da Silva são exageradas e de péssimo mau gostoso. Dr. delorme Martins pode não ser Jesus Cristo mas é um homem de coração bom, tem uma história de amor e dedicação a sua terra e ao povo de Ipirá e deixar o seu carisma aonde passa. Segundo a biblia Jesus cristo também tem uma história de amor e dedicação, então não há uma diferença se estivesse se referindo a Jesus Cristo não é mesmo?

Beth Berenguer disse...

Alberto, meu querido, quem é esse tal de Gilvan? Gostaria de saber de onde vem e o que faz. Bem, conclusóes podemos tirar do perfil desse cidadão.
Cito:
1º Deve ser algum recalcado profissionalmente, porque antes de Dr.Delorme ser o grande político que é, já era um grande médico.
O cidadão Gilvan deve amargar nem chegar perto de ser nada, por isso a ira venenosa.
2º arriscar falar mal de Dr.Delorme só quem TEM cabedal para tanto, porque necessita ter alguma expressão e raciocínio para tal, o que parece não ser o caso do cidadão, não é mesmo?
3º Existe um ditado que diz: "Quem NÃO tem competência NÃO se estabelece". Conhece? Pois é o caso desse tal cidadão. Ninguém conhece nem de ouvir falar.Já DELORME MARTINS...Esse sim, goste ou não os invejosos de plantão, é um MITO.
4º Inveja, sentimento tosco, baixo e repulsivo. Destilado, geralmente por pessoas que nada representam para si ou para outrem, portanto, utilizam-se da inveja por recalque e incompetência.
É preciso se dizer que os INVEJOSOS, nada mais são que o resto do resto. O NADA. O pobre de espírito.O fim do que nada pode ser.
Nem chegam a ser um ponto final, sabe por que? Porque nunca tiveram história.
Parabéns Alberto, mais uma vez, pela sua sensibilidade e carinho.
Sua homenagem a esse valoroso Médico e Político, DELORME MARTINS, nada mais é que uma regência de vozes, de todo Ipiraense justo, honesto, descente, realista, que não teme o que é bom, e avulta a descência e o AMOR puro, puríssimo, por IPIRÁ.
Quem AMA Ipirá, reconhece quem foi, é, e sempre será, DELORME MARTINS DA SILVA

Crônicas do Imperador disse...

Delorme Martins sempre foi e sempre será uma referência política da região de Ipirá; pessoa séria, que se acostumou a ter outros mitos na família, como o lendário Colbert Martins, que ao lado de Chico Pinto, lutou muito por ideiais libertadores nas décadas de 60 e 70.
Com certeza é uma das poucas e raras unanimidades de Ipirá.
Parabéns Alberto pela lembrança em vida...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires
www.irregular.com.br

Luis Machado disse...

Há 40 anos morando fora de Ipirá, jamais esqueci do grande médico Dr. Delorme Martins, que atendia toda a nossa família, especialmente meus pais Geraldo Machado ( Geraldo do Fomento) e Jovina Machado que o bom Deus já os levou.Para estes atendimentos,como dos meus 6 irmãos, mais minha Tia Inês e minha avó Maria, Dr. Delorme nos atendia na maioria das vezes, gratuitamente sem nada cobrar, como fazia com a maioria das pessoas sem ou com poucos recursos.
O mesmo foi meu grande professor de História Universal, com extremo conhecimento, caráter e ética de aplausos.
A êle e a sua família, o meu eterno reconhecimento.
Luiz Carlos Machado
Salvador / Bahia
lcmachado@oi.com.br

Postar um comentário