Leis...

Author: Alberto Pires /


Tenho pensado muito neste assunto: Para que servem as leis? No meu entender se tivéssemos a nossa consciência plena do real papel de cada cidadão que vive em uma sociedade democrática, elas não teriam nenhuma utilidade. Cobramos tudo dos outros... Dos pais os exemplos, dos políticos a ética, dos amigos o caráter, dos amores a lealdade, dos irmãos a solidariedade e por ai vai. Em nosso dia a dia nos deparamos constantemente com situações que poderíamos colocar em prática, mas, nem sempre isso acontece... Olhem só o retrocesso da nossa sociedade: Existem leis para defender os diretos da mulher, crianças e adolescentes, idosos, leis contra o racismo, preconceito, leis para garantir a liberdade de expressão, crença e até lei da ficha limpa entre outras. Se realmente fossemos civilizados, isso não precisaria, pois o que falta mesmo é o respeito ao próximo, só assim conviveríamos com as diferenças existentes. Ninguém é pior, ou melhor, apenas somos pessoas distintas e por isso cada um tem sua particularidade.
A Lei Maria da Penha foi criada para proteger as mulheres de todos os tipos de maus tratos praticados por homens que não entendem que o ser feminino tem vontades, desejos, sonhos e por isso devem ser sempre respeitadas. Graças a Deus que temos humanos como Chico Buarque, esse homem másculo de alma feminina que compõe e enaltece como poucos, a beleza, a sensibilidade do que é ser mulher. Que mundo é esse em que vivemos, onde crianças e idosos, seres totalmente indefesos são espancados, humilhados, enjaulados como se fossem bichos? E muitas vezes por aqueles que deveriam defendê-los e ampará-los. Isso se chama covardia e irracionalidade.
Vem então a Lei contra o racismo e o preconceito imaginem... Pessoas que se acham melhores que as outras por possuírem determinada cor, outras não aceitam a opção sexual dos outros. Como podemos viver em harmonia tendo que aturar tamanha ignorância? Isso é desumano, intolerável e inaceitável... Como diz uma linda canção “cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é...”
Não achando pouco, vem a Lei da Liberdade de Expressão, essa que nos assegura o direito de dizer o que achamos ou pensamos... Sei que temos que ter cuidados reais ao jogarmos palavras ao vento, sem ferir a conduta e a moral de cada um, temos que ter a responsabilidade de não propagar ou divulgar fatos não existentes, mais isso também depende da postura ética de cada pessoa. .
Temos também a questão da intolerância religiosa desses que endeusam seus deuses deixando de lado a essência de cada crença que é um único Deus, manifestado de várias formas, mais sempre irmanado ao bem e ao amor comum.
Atualmente a mais famosa de todas as leis é a da Ficha Limpa, vamos precisar de muito sabão em pó para limparmos nosso destino, pois se existem políticos corruptos fomos nós que os elegemos, não foi por falta de exemplos, foi por conta de todas as conveniências individuais, pois a ideologia política foi substituída pela ideologia econômica de cada um.
Se voltarmos a pensar como seres humanos racionais cheios de boas e reais intenções iremos transformar o mundo em que vivemos começando pela nossa casa, rua, cidade, estado, país e planeta...
Deixemos de hipocrisia, não vamos colocar a culpa nos outros, esquecendo que também fazemos parte da coletividade, vamos melhorar como pessoa, gente, ser humano, para que tenhamos um futuro promissor, sem precisarmos de tantas leis para gerenciar a ganância coletiva da população.
Estamos precisando da revitalização dos valores familiares, desses que nossos descendentes nos deixaram como herança.O mais importante nessa breve vida é a vida que levamos... Façamos o bem sempre, sem pretensões futuras, o retorno? Virá no dia a dia, junto com a família, os amigos, os amores...


4 comentários:

Alberto Pires disse...

Elizabeth Barbosa Dos Santos disse no face: Com certeza se respeitássemos o nosso semelhante, não precisaríamos de leis.Bjos. AMEI.

Alberto Pires disse...

Fábio Menezes disse no face:
LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!LEIA!!

Amigo Alberto Luiz Pires Silva, essa foi de lascar a lei!

Alberto Pires disse...

Bianca Dantas disse no face:
Que texto maravilhoso! Sua interpretação é bastante coerente quando diz, se fossemos agir de forma diferente e tivéssemos a nossa consciência plena do real papel de cada cidadão não precisavamos de lei. Realmente não! É preciso cada um melhorar como pessoa, as coisas, a vida, o mundo seria tudo tão mais fácil. Mais infelizmente não é simples assim, o mundo está coberto de pessoas gananciosas e agindo de má fé. Dai que entra a questão do mundo ideal e o mundo real. Perfeito quando coloca que, a ideologia política foi substituída pela ideologia econômica de cada um. Isso seria a parte mais complicada de se modificar, pois cada um por si quer tirar a famosa"lasquinha", deixando de pensar no próximo e no conjunto, o todo. Adorei o texto!

Alberto Pires disse...

O Senhor das palavras disse no face:
Este manifesto vai de encontro a um equívoco muito forte na nossa sociedade que é a inconsciência humana diante das questões sociais. Desde criança aprendemos a reproduzir determinados comportamentos inadequados pelo simples fato de parecerem naturais. É como destaca Karl Marx: " Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos". Mas, se agíssemos da maneira que você pontua teríamos um mundo melhor para todos.

Postar um comentário